Câncer: previna-se contra todos.

O mês de outubro é muito importante em relação à conscientização de um dos problemas mais recorrentes em mulheres no Brasil e no mundo, o câncer de mama. Porém, vale à pena ressaltar que essa preocupação precisa ser mais ampla. Existem outros tipos de câncer em mulheres e eles precisam da mesma atenção quando o assunto é conscientização, prevenção e tratamento. Os mais comuns em mulheres são, além do câncer de mama, o de colorretal, colo do útero, pele e ovário. Agora vamos falar um pouquinho mais sobre cada um deles.

Câncer Colorretal

Este tipo de câncer abrange tumores que afetam uma parte do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. É o segundo que mais atinge as mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

Câncer do Colo do Útero

Este tipo de câncer, geralmente, está ligado à infecção persistente causada pelo vírus do HPV (Papilomavírus Humano). Muitas mulheres que são infectadas com esse vírus não desenvolvem o câncer, porém há casos em que as células do útero podem se alterar, evoluindo para o câncer. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem se mobilizado com campanhas de vacinação e prevenção para prevenir novos casos da doença no país.

Uma das formas de evitar o câncer do colo do útero é fazendo o exame Papanicolau. Aqui vale a mesma dica para qualquer tipo de câncer: quanto mais rápido for detectado, maiores são as chances de cura. Por isso, faça sempre seus exames e visite seu médico. Outro fator importantíssimo de prevenção é a utilização de preservativo, pois sua origem está ligada a uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), o HPV.

Câncer de Pele Não Melanoma

Convenhamos: uma coisa que não falta no Brasil é sol. As altas temperaturas são um convite a praias e piscinas, porém, tudo em exagero faz mal. Um desses exageros é o sol intenso, que causa o câncer mais comum no Brasil, o câncer de pele. Por isso, é bom que toda mulher conheça para se prevenir.

Mais comum em quem tem mais de 40 anos e em pessoas com a pele muito clara, a forma de prevenção é evitando os horários em que o sol está mais forte (das 10h às 16h), usando o protetor solar adequado ao seu tom de pele e realizando exames rotineiros (caso faça parte da população de risco).

Câncer de Ovário

É preciso ter muita atenção com esse tipo de câncer, pois é o mais difícil de detectar por ser indolor e sem sintomas, o que o torna mais perigoso. A maioria dos diagnósticos acontece somente quando a doença está em estágio muito avançado, o que diminui em muito as chances de cura. Se há histórico de outros casos de câncer na família, tomou estrogênio por mais de 10 anos e nunca teve filho, é melhor se prevenir, pois você pode estar no grupo de risco. Pergunte ao seu médico e saiba quais as melhores medidas para se prevenir.

Na página do INCA há algumas dicas para você ter uma vida tranquila e se prevenir contra essa doença. Acesse aqui e confira as informações na íntegra e, além disso, venha até a Benfica Saúde, marque uma consulta, faça seus exames de rotina e não deixe que o câncer tire a sua alegria de viver.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *