Acredito que todo mundo já escutou aquela frase “O ano realmente só começa após o carnaval, e já que para muitas pessoas, de fato, o ano só começa após o carnaval, por que não começar com responsabilidade e pensando sempre na nossa saúde?

Por isso, nós da Benfica Saúde, resolvemos fazer esse post para contar para você alguns cuidados que devemos tomar para não termos problema em um dos principais feriados do ano.

#1 Evite os excessos
            Tudo em excesso faz mal, mas quando falamos de excesso de álcool os danos podem ser maiores. O abuso na quantidade de bebidas alcoólicas ingeridas pode ser prejudicial ao seu corpo, afinal, além de causar desidratação, outras consequências podem surgir como gastrite aguda, vômitos e até mesmo o coma alcoólico.

#2 Cuidado com o ritmo
            Se você é sedentário e não está acostumado com a prática de exercícios, mas aproveita o carnaval para pular por quatro dias de folia e descarregar a energia acumulada, isso pode ser perigoso. O corpo pode não estar preparado fisicamente para aguentar horas e horas dançando, por dias seguidos. Por isso, recomendamos que se faça exercícios ao menos 15 dias antes, para que o corpo entre no ritmo.

#3 Tome cuidado ao pegar a estrada
            Com um feriado de quatro dias é comum a estrada ganhar um movimento maior e, infelizmente, os acidentes nessa época do ano também aumentam. Muitas vezes, esses acidentes são causados por imprudência dos motoristas e poderiam ser evitados.

Se você for pegar a estrada nesse feriado, tome muito cuidado e tenha atenção redobrada. Jamais dirija se estiver cansado ou se tiver ingerido bebida alcoólica, pois qualquer erro ou distração em uma rodovia pode ser fatal. Além disso, outra dica básica para quem irá viajar, é não utilizar o celular enquanto pilota e permanecer sempre dentro do limite de velocidade. 

#4 Lembre-se de alguns cuidados enquanto está festando
            É sempre muito importante não se esquecer da saúde, até mesmo enquanto está festando. Algumas dicas podem te ajudar a manter a saúde, e esses cuidados não são nada muito difíceis de praticar.

Por exemplo, é comum fazer calor e dias de sol durante o carnaval, portanto, o uso do protetor solar não pode ser esquecido. Beber água é essencial para não desidratar, pois a perda de líquido é muito grande.

Outra dica importante é sempre descansar e dormir bem. Estudos apontam que dormir pouco prejudica a queima de gordura e aumenta o apetite, portanto dormir bem durante esses dias de festa é essencial para a integridade da saúde.

#5 Tome cuidado caso vá até a praia
            Muitos de nós aproveitamos essa época do ano para vermos o mar, e devemos sempre ter cuidados específicos quando o assunto é praia. Além do uso de protetor solar ser indispensável, como citado acima, ficar muitas horas no sol pode ser prejudicial para a pele, podendo ocasionar até mesmo um câncer de pele ou queimaduras que irão arder bastante.

Outro cuidado para se evitar queimaduras é não tomar bebidas cítricas quando estivermos na areia, como o limão, que poderá causar manchas caso entre em contato com a pele e houver exposição ao sol.

Essas são algumas dicas que devemos sempre prestar atenção para aproveitar esse feriado maravilhoso que é o carnaval. Afinal, é sempre importante não se esquecer da saúde e festar com responsabilidade.

Além disso, é extremamente importante cuidarmos da saúde não só durante o carnaval, mas após também, e para isso, a Benfica Saúde oferece condições especiais e benefícios para quem possui o Cartão Benfica. E aí, você já tem o seu? Se ainda não tem, não perca tempo e peça agora, afinal, quem cuida, bem fica.