Dizer que a tecnologia evoluiu absurdamente e que isso fez com que os jogos eletrônicos ganhassem um grande destaque meio a sociedade, não é mentira alguma. Porém, os famosos videogames são muito positivos para algumas coisas, como para a indústria, em alguns casos ajudam até na saúde, como faz o Xbox Kinect. Entretanto, quando jogados em excesso, há de trazer problemas.

            Os  problemas causados pelo videogame, podem trazer diversas consequências ruins à vida de uma pessoa, por  isso, devemos prestar atenção em pontos que são cruciais, tanto para adultos quanto para pais de crianças pequenas. Pensando nisso, nós da Benfica Saúde, resolvemos elencar e chamar atenção para alguns problemas que podem ser causados pelos jogos eletrônicos.

#1 Vício          

            Talvez o problema mais comum que podemos encontrar hoje quando o assunto é videogame. O vício é uma doença, é algo impulsivo e que pode trazer alguns problemas que prejudicam a vida de uma pessoa, como perda ou ganho de peso, falta de higiene pessoal e horário de sono irregular.

            Devido ao vício, os jogadores, em alguns casos, deixam de lado refeições básicas e essenciais, como almoço e jantar. Isso acontece, devido ao pensamento de que estaria perdendo tempo ao fazer a refeição, e que é melhor gastar esse tempo no jogo.

#2 Comportamentos agressivos e problemas de saúde 

            Estudiosos apontam que jogadores obsessivos podem desenvolver adversidades como depressão e ansiedade. Outra dificuldade devido ao excesso de jogos eletrônicos é o aumento de irritabilidade deixando quem joga agressivo. Além disso, crianças correm riscos de se tornarem pessoas impulsivas e anti-sociais, caso se tornem viciadas em videogame.

#3 Problemas de visão

            Tanto na TV como no computador, olhar diretamente para uma tela excessivamente, poderá causar cansaço visual, que normalmente se torna um glaucoma. Olhar para uma tela clara é prejudicial aos componentes físicos do olho, uma vez que você passa a piscar menos quando está em contato visual com um jogo.

            Outro contratempo que pode ser ocasionado pelo videogame é denominado de “Efeito Tetris”. Esse efeito se dá quando o indivíduo passa horas e horas jogando sem parar, e quando “retorna ao mundo real” começa a ver componentes do jogo. Por exemplo, se uma pessoa passou horas jogando o Tetris poderá ver blocos caindo e se encaixando com prédios da cidade. 

#4 Sedentarismo

            Um dos mais preocupantes problemas que são ocasionados pelo excesso de videogame é o sedentarismo. A vontade de não praticar alguma outra atividade que não seja jogar pode surgir e está cada vez mais comum. Infelizmente muitas pessoas, hoje, trocam uma prática de basquete ou futebol para jogarem essas mesmas atividades no videogame.

#5 Postura

            Com horas e horas sentado, seja manuseando um controle ou com mouse e teclado, a postura tende a se manter de maneira errada, e com isso, pode-se desenvolver problemas como lordose, hérnia de disco ou escoliose. Para evitar esses problemas na coluna é sempre importante dar uma pausa no jogo para se alongar, porém, o ideal mesmo é não ter horas e horas de jogo, mas um curto período para tal.

            O que buscamos com esse post é relatar e alertar que o videogame pode ser extremamente prejudicial quando utilizado em excesso. Vale a pena lembrar que esses jogos são para lazer e descontração, e não para tomar conta do estilo de vida da pessoa e se tornar prejudicial. O primeiro passo para solucionar qualquer problema de vício é tomar consciência e aceitar que se precisa de ajuda para deixar o jogo de lado, e o apoio da família e amigos é fundamental para essa etapa.

            Caso você tenha passado ou presenciado algum caso em que se apresente algum desses problemas apontados, fique sempre de olho, pois tratamentos psicológicos e psiquiátricos podem ajudar. Além disso, médicos oftalmologistas podem tratar da visão, e ortopedistas auxiliarem na questão da postura, caso tenha havido algum dano.

            Nós da Benfica Saúde temos todos essas especialidades que são necessárias para casos assim, e o nosso Cartão Benfica oferece benefícios sem anuidade. Não perca tempo e  pela já o seu Cartão Benfica Saúde, afinal, quem cuida, bem fica.

            Não perca tempo e peça já o seu Cartão Benfica Saúde, afinal, quem cuida, bem fica.