7 dicas sobre nutrição e saúde

           Com o fim do ano chegando é comum que muitas pessoas busquem uma mudança em sua rotina querendo um corpo definido e esteticamente “perfeito” para, assim, aproveitarem as praias e piscinas com mais confiança. Porém, muitas acabam cometendo loucuras e entrando em dietas de internet que não são nada saudáveis para o corpo e muito menos para a saúde.

           Por isso, resolvemos fazer um post em nosso blog para dar algumas dicas de como manter uma alimentação saudável, que resultará em um corpo belo e, principalmente, saudável. O primeiro passo é que você tenha força de vontade e esteja ciente de que o mais importante é a sua saúde, e não a beleza.

#1 Busque uma alimentação balanceada

            É essencial a busca por uma alimentação balanceada. Para isso, um profissional da nutrição pode te ajudar. Ele indicará quais são os alimentos ricos em vitaminas, fibras e substâncias que são extremamente necessárias em para o corpo.

#2 Alimente-se de 3 em 3 horas

           Aposto que você já leu ou escutou que é correto ter uma refeição de 3 em 3 horas. Porém, essas refeições não devem ser em excesso, mas em quantidades moderadas ou pequenas. A vantagem de uma alimentação assim, é que o cérebro recebe uma quantidade de glicose (carboidrato), que fará com que você tenha o montante necessário para o dia. Com horários regulares para as suas refeições, seu organismo se acostumará com a alimentação encontrando, assim, um ritmo e estabilidade nutricional.

#3 Tenha uma rotina de exames

            Além de se alimentar bem e praticar exercícios, é essencial verificar como está a saúde regularmente. Ter uma rotina de exames permite a prevenção de diversas doenças, afinal, fazendo exames ao menos uma vez ao ano, você poderá descobrir previamente se possui algum problema e assim tratar antes que a doença se desenvolva.

#4 Beba muita água

            Não tem o que dizer! A água é indispensável no dia a dia de todos. Além de hidratar e transportar os nutrientes necessários, ela elimina todas as toxinas presentes no corpo. Para verificar a sua hidratação, uma dica é sempre estar atento à cor da urina — quanto mais clara, melhor.

#5 Coma devagar

            Na loucura da rotina diária é comum comer com pressa, porém é imprescindível dar mais importância a sua saúde antes de qualquer outra coisa. Afinal, uma boa alimentação depende da ação de trituração dos alimentos e da salivação o que facilitará no processo de digestão. Além do mais, quando se mastiga bem, controla-se a ansiedade e até mesmo as necessidades fisiológicas.

#6 Coma alimentos naturais e evite industrializados

           Parece ser óbvio, mas é necessário recapitular. Evite comer alimentos industrializados e abuse de frutas, hortaliças e legumes, pois eles são fontes riquíssimas de fibras e nutrientes, e possuem menor valor calórico que os industrializados. Além de possuírem substâncias químicas em excesso – corantes e conservantes – os alimentos industrializados possuem componentes que causam danos para os órgãos do corpo e até para o sistema imunológico.

#7 Pratique exercícios

            Por fim, um corpo esbelto e saudável não vem somente por conta de uma boa alimentação, não é mesmo? A prática de esportes, corridas ou academias é essencial para a saúde. Busque sempre praticar algum exercício físico de maneira regular, o que fará a sua boa alimentação render ainda mais e te livrará de muitos estresses da sua rotina. A companhia de um profissional também é sempre válida, seja em um clube de corrida, personal ou um professor.

           Lembre-se sempre que o mais importante é a sua saúde e não a beleza estética. Vale ressaltar que um é consequência do outro. Ou seja, se você mantiver uma alimentação adequada, saudável e praticar exercícios regularmente, a boa aparência será apenas uma consequência. Não cometa loucuras, é a sua saúde que está em jogo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *