Câncer de Próstata: tire os mitos da sua cabeça

Muito se escuta sobre o câncer de próstata durante o mês de novembro, até porque é o mês da Campanha Novembro Azul, que conscientiza sobre o mesmo. Mas, queremos saber: quanto você sabe sobre o câncer de próstata? Para isso, fizemos esta matéria falando um pouco mais da doença.

Segundo câncer que mais afeta os homens brasileiros, em 2016, o INCA (Instituto Nacional de Câncer), apontou que mais de 61 mil casos foram diagnosticados. Além disso, o INCA diz que o Câncer de Próstata pode ser considerado um câncer da terceira idade, visto que cerca de ¾ dos casos são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais, porém, a prevenção e exames devem ser feitos desde os 40 anos.

Afinal, o que é o Câncer de Próstata?
A próstata é um órgão pertencente ao sistema reprodutivo masculino, que fica localizada acima da bexiga e em volta da uretra, em frente ao reto do homem. Responsável pela produção do sêmen, a próstata possui um tamanho pequeno, similar ao de uma maçã.

Pesquisas apontam que o câncer de próstata vai se desenvolvendo com o passar dos anos, e as células do câncer vão crescendo lentamente. Em algumas exceções, o câncer se desenvolve em um ritmo acelerado e se espalha para algumas outras partes do corpo.

Esse tipo de câncer possui diversos sintomas e eles podem variar de homem para homem. Porém, alguns deles são o aumento da frequência em que o homem passa a urinar, dor ao urinar, sensação de inchaço na bexiga e até mesmo sangue na urina.

Como se desenvolve o Câncer de Próstata?
Por mais que venha sendo feito estudos e estudos sobre o câncer de próstata, ainda não se sabe a causa exata da doença, porém, há alguns fatores que estimulam o desenvolvimento dessa enfermidade.

Um de seus principais fatores é o avanço da idade, pois raros são os casos de câncer de próstata em homens com menos de 45 anos. Outro ponto importante e que deve se dar atenção, é a questão genética, se o indivíduo possua um familiar que já teve a doença, corre riscos de adquirir a mesma.

Além disso, outros quesitos como a alimentação, as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e até mesmo a obesidade, podem influenciar no desenvolvimento do câncer de próstata.

Como prevenir?
Infelizmente, ainda não há uma forma 100% efetiva de se prevenir do câncer de próstata, porém, quanto mais cedo ele for diagnosticado, maiores são as chances de cura da doença.

A maneira mais efetiva de se evitar é realizar os exames uma vez ao ano, após os 40 anos. Esses exames preventivos são feitos através do toque retal ou por meio de exame de sangue, o qual consiste na checagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). Caso for diagnosticado alguma alteração, deve ser feito uma biópsia do tecido da próstata, a fim de confirmar se o paciente está mesmo com o câncer de próstata.

O que vale mais? A sua saúde ou o seu preconceito?
Infelizmente, ainda vivemos numa sociedade repleta de preconceitos, e muitos persistem e passam de geração para geração. Porém, vale lembrar que o mais importante do que qualquer coisa, é a sua saúde, o seu bem-estar. Afinal, de que vale todo os estereótipos que você constrói, se você não possui uma saúde adequada?!

O que queremos dizer é que, você não deve ter preconceito ao fazer o exame de toque retal, visto que isso é algo que todos os homens devem fazer anualmente após os 40 anos. A sua saúde vale muito mais do que qualquer preconceito!

 

Como é feito o tratamento?
Como já citado anteriormente, a doença pode variar de homem para homem, ou seja, cada caso terá o seu tratamento específico, visto que o organismo de cada paciente poderá reagir diferente um do outro.

Porém, o primeiro passo do tratamento, é descobrir o grau em que está a doença, e isso é feito através de uma classificação denominada de Escore de Gleason, que varia de 2 a 10. Feito isso, ao ser diagnosticada em que estágio está, existem tipos e tipos de tratamento. Seja por meio de radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal e até cirurgia da remoção de próstata.

Vale lembrar que o objetivo deste texto é alertar a importância que se deve dar ao Combate ao Câncer de Próstata, e todo o preconceito que deve ser eliminado, afinal a saúde deve estar sempre em 1º lugar. Espalhe para amigos, familiares e conhecidos este texto e ajude a combater o câncer de próstata. Para isso, a Benfica Saúde tem a melhor maneira de você prevenir o câncer de próstata: os exames! Agende já o seu!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *