Em pleno Novembro Azul, é importantíssimo os homens se atentarem não só ao câncer de próstata, mas também a outras doenças que são muito recorrentes. E para isso, nós da Benfica Saúde, fizemos esse post destacando as principais doenças que podem afetar a saúde masculina e como se pode preveni-las.

Vale destacar, que o homem geralmente vive somente até aos 69 anos, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Além disso, outro dado curioso, é que no Brasil, os homens vivem cerca de 7 anos menos que as mulheres, aponta o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia Estatística). Em vista disso, fato que os homens são mais frágeis do que as mulheres para algumas doenças, isso se dá devido a menor procura para exames de rotina e checagem da própria saúde.

Com isso, resolvemos apontar as principais doenças além do câncer de próstata – que você pode conferir uma matéria aqui no nosso blog – que atingem os homens e as suas principais causas.

#1 Declínio hormonal, conhecido como andropausa

A partir dos 40 anos, é comum em todos os homens que a produção de hormônios pelos testículos, caia 1% anualmente. Com o passar dos anos, essa queda de produção pode causar perda do desejo sexual, fadiga, irritabilidade, depressão e falta de ânimo.

#2 Obesidade

A obesidade pode estar ligada a diversos fatores, seja social, comportamental, ambiental, genético e até mesmo psicológico. Porém, as principais causas de obesidade estão ligadas a vida sedentária, alimentação com muito açúcar e gordura, poucas frutas, verduras e legumes.

Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de homens com obesidade nas principais capitais do Brasil, estava em 14,4% no ano de 2010, e segue crescendo a cada ano. Sem contar a gravidade da própria doença em si. A obesidade pode ser porta de entrada para o desenvolvimento de outras doenças, como a diabetes ou doenças cardiovasculares, que ocasionam infarto do miocárdio, por exemplo.

#3 Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são as que atingem o coração e artérias causando infartos, isquemias e arritmias cardíacas. A principal característica dessas doenças, é o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, o que impede a passagem do sangue.
Segundo pesquisas, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29% de todas as mortes registradas em território brasileiro, no intervalo de 1 ano. Ou seja, cerca de 308 mil pessoas faleceram de algum tipo de infarto ou de acidente vascular (AVC). O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, localizado em São Paulo, mostra que 60% dessas vítimas são homens, com média de idade de 56 anos.

Para evitar essas doenças que tanto matam, a melhor forma é a prevenção, ou seja, ir em busca de um médico e fazer consultas e exames regularmente. Além disso, controlar a pressão arterial, o peso e ter uma orientação nutricional pode ser fundamental para evitar esse tipo de doença.

#4 Tabagismo

O tabagismo está como a principal causa de morte evitável do mundo, segundo a OMS. Pesquisas apontam também que, cerca de 47% de toda a população masculina mundial fuma, e no Brasil, o número reduz para aproximadamente 18%, sendo que 5% desse grupo fuma 20 ou mais cigarros por dia.

Além disso, segundo o site da Eco Desenvolvimento, o tabaco causa mais de 50 doenças, sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão e outras tantas doenças, desde morte de coração à bronquites.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o tabagismo pode ocasionar outras doenças prejudiciais para a vida do homem, além das que levam a morte. Esses enfermidades variam desde impotência sexual até infertilidade. O melhor tratamento para evitar problemas ligados ao tabagismo é a mudança de hábito, até mesmo com a combinação de medicamentos para controlar a ansiedade e desejo de fumar.

#5 Aferir pressão arterial

Homens com 50 anos ou mais podem estar sob risco de apresentarem um aumento da próstata, denominada como hipertrofia prostática. A maioria dos casos relatados são devido a tumores benignos, porém, o tumor maligno também pode ocorrer. Os principais sintomas dessa doença são as micções noturnas com frequência, dificuldade para urinar, gotejamento e até represamento da urina na bexiga.

Essas são algumas das doenças que mais afetam os homens. E como já apontado anteriormente, segundo pesquisas, os homens vivem cerca de 7 anos a menos que as mulheres, tudo isso devido a não se preocuparem como deveriam com exames e consultas de rotina. Não faça parte dessa estatística, agende já a sua consulta na Benfica Saúde e cuide de você mesmo, afinal, quem cuida, bem fica.