Fim de ano: quais os exames que precisam estar em dia?

Com as festas de fim de ano chegando e até mesmo as férias de trabalho para muitos, é necessário estar em dia com a saúde, até porque ninguém gosta de ficar em casa ou ter algum imprevisto enquanto poderia estar curtindo com a família e amigos, não é mesmo?

E para aproveitar esse Natal e as festas de Ano Novo, você já sabe quais exames devem estar em dia? Se não sabe, não tem problema pois, a Benfica Saúde informa você tudo o que precisa para estar com a saúde em dia e passar esse fim de ano sem riscos. Então, apontamos os principais exames e motivos da necessidade de fazê-las. Veja só:

#1 Hemograma


O hemograma é um dos principais e mais básicos exames a ser feito, visto que mede a saúde geral do paciente. O hemograma consiste em examinar os níveis dos glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas. Além disso, ótimo para diagnosticar distúrbios como leucemia, anemia e doenças autoimunes.

No entanto, existe uma diferença entre o exame de sangue normal e o hemograma, pois o médico que solicitou o hemograma, deve especificar o que ele quer analisar, diferente do exame de sangue, que normalmente é para analisar o índice de colesterol. O hemograma é feito por um profissional da saúde, geralmente enfermeiro, e sua realização é semelhante a qualquer outro tipo de exame de sangue.

#2 Exame de glicose

O exame de glicose é feito com o paciente em jejum e consiste na retirada do sangue. Feito isso, será analisada a quantidade de açúcar presente no sangue do paciente para diagnosticar a diabetes. Para quem já é diabético, o exame também deve ser feito rotineiramente para analisar o valor de glicemia no sangue, e ajustar o tratamento que pode ser feito com insulina.

Ao ser feito a análise do sangue, o paciente pode ter 3 tipos de diagnósticos. Caso esteja com o nível de açúcar inferior a 110 mg/dl, está tudo normal, se estiver entre 110 e 125 mg/dl, estará em uma pré-diabetes porém, caso seja diagnosticado com um nível superior a 126 mg/dl, o indivíduo estará com diabetes e deverá procurar urgentemente um médico para fazer o tratamento.

#3 Exame de Urina

Exame extremamente simples, indolor e com resultado rápido, o exame de urina é muito útil e eficaz, visto que fornece importantes pontos que podem diagnosticar doenças, principalmente nos rins e nas vias urinárias.

O fato de o indivíduo possuir uma urina aparentemente normal no dia a dia, não significa que ele não pode ser diagnosticado com algum tipo de doença. Por isso é tão importante fazer o exame de urina, pois irá identificar alterações que não se pode ver a olho nu, somente microscopicamente. O exame de urina pode identificar diversos pontos, sendo eles o nível de proteína, pH, hemácias e até mesmo as células epiteliais.

#4 Verificação dos nutrientes corporais

É extremamente importante analisar o nível de sódio, potássio, cálcio ionizado, magnésio e fósforo no sangue. Afinal, valores altos ou baixos desses elementos podem indicar risco de doenças, sendo alguma delas gravíssimas.

A falta ou excesso de sódio pode provocar sonolência, a falta de potássio pode causar câimbras, a carência de magnésio pode causar falta de resistência e hipertensão. Ou seja, é importante que seja feita a análise de todos esses componentes ao menos uma vez ao ano.

#5 Exame de fezes

Outro exame simples e muito necessário é o exame de fezes. Ele pode diagnosticar a presença de parasitas, larvas ou outras substâncias que fazem mal ao organismo do ser humano. Além disso, pode identificar o câncer no intestino.

Ao ser solicitado por um médico, a coleta para o exame pode ser feita em casa ou no laboratório. Caso seja feito o exame parasitológico e a pesquisa do sangue oculto, o pote onde é guardada a coleta pode ser conservado na geladeira por até 24 horas.

Esse são alguns exames básicos que devem ser feitos para você passar o fim de ano tranquilamente e cheio de saúde. Afinal, quem não vai querer aproveitar esse verão e as festas de fim de ano repleto de saúde? Com isso, nós da Benfica Saúde ajudamos você com esses exames! Basta agendar a sua consulta e cuidaremos da sua saúde.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *