Mitos e verdades sobre a depressão

Com o fim do ano chegando, é comum pesquisas apontarem que os índices de depressão aumentam. Isso acontece devido ao fato de sentimentos de solidão e nostalgia sobre a questão de “não ter realizado os sonhos”, ou de “não ter cumprido metas estipuladas no começo do ano”, ficarem mais evidentes nessa época.

São muitos os fatores que podem desencadear uma depressão neste período do ano, porém existem muitos mitos que devem ser desvendados sobre esse tema. Pensando nisso, trazemos até você este texto, elencando alguns pontos que são mitos e outros que são verdades.

Depressão é diferente do que ficar para baixo.
Às vezes pode-se confundir essas duas questões. Depressão é algo muito mais sério do que apenas estar passando por um momento de tristeza ou um período de dificuldade. A principal diferença pode estar no motivo que deixa a pessoa triste e o tempo que esse sentimento persiste. Normalmente na depressão, existem diversos fatores que irão deixar o indivíduo para baixo. Já o “estar para baixo” é provocado por algum acontecimento corriqueiro na sua vida, porém, é uma tristeza passageira. Vale atentar-se caso esse sentimento dure mais de um mês.

A depressão não pode simplesmente ser mandada embora.
Infelizmente essa doença não é algo que você pode eliminar da sua vida por simplesmente querer ser livrar dela. Muitos chegam a dizer que é uma “frescura”, ou até mesmo que não existe, contudo, é algo tão sério como qualquer outra patologia, e deve ser tratada com a mesma importância e cuidado. A depressão é um transtorno neuroquímico no organismo e se faz necessário acompanhamento de Psicólogo, Psiquiatra, e até mesmo médico.

Se alguém da família possui depressão o indivíduo não herdará isso necessariamente.
Caso alguém da família possua uma história de depressão, não significa que todos os membros dessa família estão fadados a terem. Isso pode ser confundido, muitas vezes, pois existem diversas outras doenças que são genéticas. A questão é: o indivíduo não terá 100% de certeza de que sofrerá de depressão, apenas terá uma probabilidade maior de passar pela doença.

Antidepressivo: é necessário o consumo ou não?
Muitas pessoas que têm depressão acham que o medicamento antidepressivo pode ser dispensado por engordar. Isso é parcialmente verdade, principalmente os mais antigos, que possuem efeitos colaterais mais danosos ao organismo. Atualmente, com o avanço da medicina, a maioria dos medicamentos não possui mais esse efeito prejudicial. Porém, deve-se lembrar que para um tratamento efetivo dessa doença é necessária uma alimentação balanceada, acompanhada de exercícios físicos.

O que pode gerar uma depressão no fim de ano?
Muitas vezes as pessoas estabelecem objetivos para serem alcançados até o fim do ano, entretanto, muitos deles não podem ser concluídos com sucesso, e isso leva a uma frustração muito grande, o que pode gerar uma depressão de fim de ano. Além disso, a pressa de entregar trabalhos e outras tarefas antes do término do ano pode desencadear uma ansiedade em excesso, o que poderá levar, também, a uma depressão.

Por isso, nós da Benfica Saúde alertamos sempre os nossos pacientes a estarem atentos com o que pode ser ou não depressão, e que essa doença pode se desenvolver principalmente nessa época do ano. Vale lembrar que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Por isso, caso o indivíduo sinta que possa vir a desenvolver depressão em virtude de algum problema pelo qual está passando, não deve pensar duas vezes, o ideal é ir atrás de ajuda, seja ela um amigo, um familiar, ou um médico especializado. Afinal, quem cuida, bem fica.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *